Código: 796

A trajetória social de Raul Seixas

Bookmark and Share

Referência: 9788579392351


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

 “Acredite que eu não tenho nada a ver/com a linha evolutiva da música popular brasileira/a única linha que eu conheço/é a linha de empinar uma bandeira”

 

O trecho de “As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor”, faixa de Gita, disco de 1974 de Raul Seixas, conjugado com seu ritmo de country-rock, sintetiza a intenção de afastamento de todas as correntes musicais em voga na música brasileira do período, de modo a instituir o novo pós-bossa nova, tropicália e Jovem Guarda. Se de fato a singularidade do projeto do artista não escapou a seus muitos estudiosos, poderíamos ir além e, aceitando sua aposta, indagar se Raul não teria sido um desses bichos-da-seda, que tiram tudo de si mesmos, como dizia Manuel Bandeira a respeito de poetas como Murilo Mendes. É o que faz, a seu modo não menos singular, o trabalho de Lucas de Souza, seguindo a trilha sociológica de revelar sob que condições o suposto bicho-da-seda constrói a si e a seu produto.

 

No enfrentamento do material, a tese central do livro vai deslanchando ao submeter a tópica biográfica – onipresente nas composições e manifestações do artista e de seus analistas – ao crivo de uma análise minuciosa de trajetória social como antídoto à tendência de ler retrospectivamente o caminho andado fazendo-o convergir para um sentido dado de antemão.

 

No caso de alguém cuja obra confunde-se com sua imagem pública, como mostra o autor, tal modalidade de ilusão biográfica acaba convertendo-se num clichê de recepção quase naturalizado. Daí o esforço de mostrar que, “portanto, a biografia do cantor não se apresenta como um artefato contínuo e homogêneo. Ela se transforma na mesma medida em que se transformam os espaços sociais em que Raul transitou”.

 

Sobre o autor: Lucas Marcelo Tomaz de Souza é natural de Botelhos, Minas Gerais. Iniciou seus estudos na Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, onde cursou Ciências Sociais. Na mesma universidade concluiu o mestrado em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia da Cultura. Atualmente, cursa o doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo, onde continua suas pesquisas sobre Raul Seixas e os meios de comunicação nas décadas de 1970 e 1980.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características