Código: 840

Cidades Paulistas

Bookmark and Share

Referência: 9788579393167


Por:
R$ 56,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 18,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Os ensaios contidos nesta antologia abordam problemáticas ligadas ao meio ambiente através da história urbana na capital e em diferentes cidades do interior do estado de São Paulo. Organizados pelo historiador Janes Jorge, esses trabalhos delineiam dimensões espaciais e sociais da história ambiental paulista durante a passagem do século dezenove para o vinte até os dias de hoje.

 

            Tal história, transnacional e global, permite que os diversos autores construam seus argumentos em relação a específicos agentes sociais e problemáticas urbanas que coexistem e se transformam no ambiente construído em episódios da política local, regional e nacional. Os autores, cuidadosamente, tecem abordagens originais ancorados em questões historiográficas devotadas às delicadas relações entre o meio ambiente, a sociedade e a modernidade.

 

            O efeito acumulativo de todos os ensaios, nesta coletânea, é o de efetivamente, implodir pouco a pouco, a visão singular de uma história urbana. Alguns autores desconstroem teorias, outros reveem definições, todos abordam o meio ambiente como significativa peça na construção histórica e cultural paulista. Através de genuínas avenidas de investigação, todos os trabalhos levam em consideração o poder formativo da linguagem por meio da análise dos discursos embebidos nas diferentes fontes primárias. Concomitantemente, os autores interrogam diferentes práticas históricas presentes em cada situação posta em relevo.

 

            Todos tratam o meio ambiente como um conceito social que penetra as categorias de análise ligadas à experiência material, ao projeto político e à prática cultural. Todas estas categorias adquirem significado nos limites contextuais das experiências históricas. Dentre as muitas partes gratificantes do livro estão os detalhes atrelados às realidades concretas da vida cotidiana em relatos que compõem a multifacetada narrativa histórica do conflito ambiental inerente às transformações urbanas.

 

Cristina Mehrtens, PhD

Associate Professor, History Department

University of Massachusetts Dartmouth

 

Sobre o autor: Janes Jorge é professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo. Publicou pela Alameda Tietê, o rio que a cidade perdeu.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características