Código: 834

FRAGMENTOS REUNIDOS

Bookmark and Share

Referência: 9788577510986


Por:
R$ 45,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 15,00
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

 

FRAGMENTOS REUNIDOS
Fabio Akcelrud Durão

 

Fragmentos democráticos

A escrita fragmentária – ou fragmentada – apesar de sua longa tradição, que remonta ao mundo antigo, é uma prática ou uma práxis textual que se consolidou na modernidade. De fato, desde os meados do século 19, e sempre se acentuando desde então, a escrita literária e também a filosófica, com inúmeros autores, foi adotada como práxis do fragmento, quase instituído como gênero autônomo.

O crescimento astronômico do conto, da crônica e do poema lírico curto talvez seja a evidência mais notória dessa propensão ao fragmentário. Inclusive o romance, de sua origem mais ou menos avesso a essa prática, transformou-se a olhos vistos ao adotar o fragmento como princípio construtivo e de representação.

No Brasil, de longe, o campeão do fragmento é Machado de Assis, nos romances, contos e crônicas que publicou. Depois dele muitos outros, impossível de enumerar aqui, foram e estão indo na mesma direção, a confirmar que alguma coisa profunda liga o fragmento ao moderno. Quem sabe, a implosão da suposta unidade anterior do sujeito, da subjetividade e da fracassada pretensão intelectual e humana em abarcar a totalidade do mundo e do conhecimento acumulado.

Não obstante, estes Fragmentos reunidos, de Fabio Durão, percorrem e encaram uma variedade de temas e assuntos como que a desafiar o leitor para acompanhar tudo, o que está, o que foi e o que vem a seguir, numa espécie esquisita de moto-contínuo. A dicção e o tom procuram fazer-se democráticos, com estatuto de representação firmado no diálogo, o que não impede a descoberta de novidades, a sugestão do ausente e a digestão das muitas coisas disparatadas, desajustadas e bizarras que correm e ocorrem no mundo de agora, aqui e alhures.

E há muito, mas muito mesmo, do que não fica dito mas está insinuado e latente.

Como o autor destes Fragmentos é um sujeito muito culto e astucioso, que transita por diferentes e variados saberes, portador de sensibilidade especial para a vida em sociedade e sabe escrever, o leitor conta e encontra o prazer do texto, no sentido mais forte da expressão. Nestes tempos de mídia cavalar, esta leitura trava um excelente embate contra a alienação e a desumanização que nos afeta e humilha.

Valentim Facioli
 

 

 

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características