Código: 94

Comunismo da forma

Bookmark and Share

Referência: 978-85-98325-49-1


Por:
R$ 40,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 13,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

 

Som+imagem+tempo
Livro e exposição debatem o videoclipe na produção artística contemporânea
 
            Como uma “mídia bastarda” da TV e do cinema, os vídeos musicais se tornaram algo mais do que um gênero. Resultado de sua velocidade de produção e exibição – e do fato de ser um produto de consumo gerado e exigido pela indústria –, os videoclipes passaram a ser habitados por artistas capazes de vencer as limitações da mídia.  Com a ausência de hierarquia entre o velho e o novo, o tecnológico e o artesanal, o videoclipe coloca em movimento todo o repertório do mundo.
Comunismo da Forma - Som, Imagem e Política da Arte, organizado por Fernando Oliva e Marcelo Rezende,propõe uma investigação das possibilidades apresentadas pelo formato do vídeo musical, ao mesmo tempo produtor e conseqüência do nosso momento histórico – o hipercapitalismo.
O livro surgiu a partir da exposição Comunismo da Forma: Som + Imagem + Tempo - A Estratégia do Vídeo Musicais, masnão é um catálogo. Trata-se de uma publicação que debate os temas levantados pelo projeto por meio de ensaios e entrevistas, textos que refletem a respeito da força do império das imagens quando este se une a uma nem sempre descartável canção para criar um comentário sobre  a política e a sociedade.
Entre os autores que participam do livro estão Anselm Jappe (filósofo italiano, autor de L´avant-garde inacceptable : Réflexions sur Guy Debord), Nicolas Bourriaud (curador e crítico francês, autor de Estética Relacional e Post-Production), Charity Scribner (autora de Requiem for Communism), Alexei Monroe (autor de Interrogation Machine: Laibach and NSK) e Earl Miller (curador canadense).
O livro será lançado durantea abertura da exposição, nesta sexta-feira, 20/7, às 20h. A exposição fica em cartaz até 4/8, na Galeria Vermelho (Rua Minas Gerais, 350 – São Paulo).
 
Sobre os organizadores/ curadores:
Fernando Oliva é curador e professor da Faculdade de Artes Plásticas da Faap. Colabora com as publicações Lapiz - Revista Internacional de Arte (Espanha), Contemporary (Inglaterra) e C (Canadá). É editor do catálogo do 16º Videobrasil (2007). Concebeu e dirigiu o projeto de crítica online Bienal ETC., que veiculou entrevistas e ensaios inéditos em torno da 27ª Bienal, no site da comunidade digital Canal Contemporâneo (www.canalcontemporaneo.art.br). Foi co-curador, ao lado de José Augusto Ribeiro, da mostra VOL., centrada em questões sonoras na produção contemporânea, na Galeria Vermelho (2004).
 
Marcelo Rezende é escritor, curador e ensaísta. É autor do romance Arno Schmidt (Planeta, 2005) e do ensaio Ciência do Sonho - A imaginação sem fim do diretor Michel Gondry (Alameda, 2005). Criou e dirige a coleção de ensaios Situações (Alameda).

 

ISBN: 978-85-98325-49-1

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características