Código: 174

O outro como problema: o surgimento da tolerância na modernidade

Bookmark and Share

Referência: 978-85-7939-057-9


Por:
R$ 44,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 14,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

 

O outro como problema
O surgimento da tolerância na modernidade
 
 
Se o fundamento filosófico da tolerância nasceu a partir da tentativa de resolver esse conflito, hoje ela se insere, por um lado, no âmbito dos Estados nacionais (diferenças sociais, raciais, culturais, sexuais etc.) e, por outro, nas relações internacionais (civilizações, grupos étnicos, identidades, fronteiras etc.).
Contudo, seja na época do seu nascimento, seja no mundo atual, a pergunta essencial, em relação à tolerância, continua a ser exatamente a mesma: como conviver com a diferença? Promover a coexistência de pessoas ou grupos diferentes, de nações inteiras ou culturas marcadas por conflitos é um dos grandes desafios do mundo contemporâneo. Uma das características da ideia da tolerância é sua relação com o conflito, com a diferença, com a tensão, sendo justamente o caráter dessa relação que faz com que ela seja um tema atual. Como nos últimos anos essas relações tomaram novos contornos, é necessária, antes de tudo, a retomada dos pensadores que desbravaram a questão da tolerância enquanto um problema para além do aspecto religioso e político.
O presente livro apresenta sete textos sobre a temática central, sendo dois do século XVII, de Bayle e Locke, e cinco do século XVIII, de Montesquieu, Rousseau, Romilly (verbete “Intolerância” da Enciclopédia), Diderot e Voltaire. Cada um deles é precedido de um texto de apresentação, elaborado por um pesquisador na área, que foi o mesmo responsável pela escolha e tradução do artigo do filósofo. Desses textos, cinco são inéditos em língua portuguesa. Este volume se inscreve no debate contemporâneo em que a preocupação com a tolerância se impõe como objeto de reflexão propriamente filosófico e cuja base se encontra nos pensadores dos séculos XVII e XVIII. Voltar a eles, revisitá-los e relê-los poderá iluminar novas e antigas questões ligadas à tolerância.
 
Sobre o organizador: Antônio Carlos dos Santos é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e consultor da CAPES na área interdisciplinar. É pós-doutor em Filosofia pela Université de Sherbrooke, Canadá (2008-2009) e doutor em Filosofia pela Université de Paris X, Nanterre (2003). É mestre, também em Filosofia, pela Universidade de São Paulo (1997) e professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe desde 1992. É Coordenador nacional do GT Filosofia da História e Modernidade, vinculado à ANPOF. Publicou os seguintes livros: A política negada: poder e corrupção em Montesquieu; Variações Filosóficas: entre a ética e a política; A via de mão dupla: tolerância e política em Montesquieu; História, pensamento e ação; Intermitências filosóficas: reflexões sobre ação política; Filosofia & Natureza: debates, embates e conexões; História e barbárie e Entre a cruz e a espada: reflexões filosóficas sobre a região e a política.

 

 

ISBN: 978-85-7939-057-9

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características