Código: 194

Reino de Gaza

Bookmark and Share

Referência: 978-85-7939-039-5


Por:
R$ 44,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 14,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

 

Reino de Gaza
O desafio português na ocupação do sul de Moçambique (1821-1897)

 

 

A historiadora Gabriela Aparecida dos Santos mostra neste ..livro como a morte do soberano abriu um período de lutas pela sucessão do poder no Reino de Gaza no século xix. As disputas entre seus dois filhos caracterizaram uma conjuntura de coexistência conflituosa que se estendeu às suas estratégias politicas. Mawewe era claramente hostil a Portugal, o que incluía ondas de violência, saques e cobrança de tributos, enquanto Muzila fez alianças, obtendo armas e munições que alimentaram guerras sucessivas, por meio das quais conquistou o trono. Em troca, os portugueses, por vezes coadjuvados por bôeres de Natal e do Transvaal, deixariam de ter impedimentos para o comércio de marfim. Numa pesquisa rica em fontes documentais, o trabalho da historiadora conta uma história ainda não escrita no Brasil, a do Reino de Gaza, da África e dos africanos no século xix.

O livro formula problemas inéditos entre os pesquisadores brasileiros. Não por falta de fontes, antes, pela ideia de que são inexistentes em nosso país. Não fossem por outras inúmeras contribuições, esta, marca o perfil de uma historiadora atenta que duvida, questiona, compara. As consultas em arquivos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília lhe facultaram o acesso aos registros feitos pela Sociedade de Geografia de Lisboa, permitindo reiterar a presença da África no Brasil, em particular, de homens feitos cativos em Moçambique e vendidos para o Brasil como mão-de-obra escrava.
A historiadora confronta-se com as dificuldades teóricas e metodológicas próprias de uma investigação de textos produzidos para construir o conhecimento de uma Nação, a portuguesa, que se ufanava tal como temia um Ultramar formado por mundos conquistados, mas ainda por desvendar, observar, descrever e compreender. Mundos não europeus, concebidos por saberes e práticas coloniais revestidos de cientificismo. Isto lhe permite fazer uma leitura do verso e do anverso de documentos sobre o reino de Gaza e o desafio português de ocupar o sul de Moçambique, no período de 1821 a 1897.
 
Sobre o autor: Gabriela Aparecida dos Santosé historiadora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo.

 

 

ISBN: 978-85-7939-039-5

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características