Código: 24

Revista Discurso n° 38

Bookmark and Share

Referência: 0103-328X


Por:
R$ 37,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 12,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

 

Revista Discurso nº 38 Esta edição conta com um texto ilustre de
 Immanuel Kant
 
 
O texto Introdução à Antropologia traz para essa edição da Revista Discurso número 38 um meio de entender e reconhecer melhor o lugar que Immanuel Kant reservava ao conhecimento do homem no conjunto do seu sistema da filosofia. Dessa forma, podemos esclarecer sua linha de pensamento quando Kant afirma na Lógica  que as três perguntas (“o que posso saber?”, “o que devo fazer?”, “o que me é lícito esperar?”) remetem à questão “o que é o homem?”.
A Revista Discurso número 38 conta com textos que tratam da Lógica  a partir de diferentes pontos de vista. O artigo de Alfredo Storck  (“Ens rationis e a natureza da lógica segundo Avicena”) mostra como esses processos eram tratados na filosofia de Avicena e como esse autor opõe-se à existência de um ser mental como sujeito da lógica. Outros grandes nomes também são chamados para esses diálogos como Berkeley e Bergson estudado no artigo de Maria Adriana Camargo Capello. Ela propõe interpretar a redução berkelianista das coisas às ideias levando em conta uma aproximação entre a crítica à dupla existência dos objetos e a crítica às teorias clássicas da representação, desenvolvida por Bergson no âmbito de sua teoria da percepção. No artigo de Bento Prado Neto temos um estudo sobre o primeiro e o segundo Wittgenstein e busca nos princípios mais básicos do Tractatus as razões que explicam os aforismos e nos aponta a relevância da notação para o infinito.
A revista conta ainda neste número com colaborações de João Vergílio Cuter (“Wittgenstein e eu”), Pedro P. G. Pimenta (“Foucault, Wind e a ironia de Kant”) e Vinicius de Figueiredo (“Reflexão e determinação práticas em Kant”), entre outros.

 

ISBN: 0103-328X

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características