Código: 172

Sitiados: os cercos às fortalezas portuguesas na Índia (1498-1622)

Bookmark and Share

Referência: 978-85-7939-010-4


Por:
R$ 52,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 17,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sitiados
Os cercos às fortalezas portuguesas na Índia
 
 
O livro de Andréa Doré é uma preciosidade que lembra os tesouros com que os europeus sonhavam encontrar no Oriente. Sitiados nos conta, com excelente narrativa, o drama que viviam os portugueses na Índia. Quando não faziam comércio ou tentavam missionar nos arredores de suas praças, passavam meses a fio encurralados em fortalezas muitas vezes sitiadas. O livro trata, em grande medida, da história, da história dos cercos transitando com perícia entre a análise microscópica e a interpretação geral.
 
Já no início traz uma grande questão ao demonstrar que o plano português de ocupação de pontos estratégicos na Índia esteve baseado em relatos e mapas de viajantes italianos, particularmente Niccolo di Conti e Ieronimo da Santo Stefano. Mas o melhor do livro é a história dos cercos, do “reino intramuros”, nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Neste ponto, nossa autora desvenda as sutilezas da política lusitana na região, o jogo de alianças, a erosão delas. Concentra-se, enfim, no império que domina, com toda razão, de sitiado. O “império português” no Oriente pode ser melhor observado, como mostra a autora, no interior das muralhas de Diu ou de Malaca. O ponto alto de Sitiados reside na análise das narrativas de cercos, que não foram poucos, quando se percebe o vai-e-vem frenético dos sitiados, o afrouxamento da disciplina, o desfazer momentâneo das hierarquias sociais.
 
O contraste entre a Índia vista de longe, do mar ou do reino, e a Índia vista do interior das muralhas é outro destaque deste livro, que nisso incursiona numa abordagem histórico-antropológica. Afinal, é de alteridades que trata o livro de Andréa Doré. Alteridades no espaço, no tempo, nas culturas, nos olhares de quem narrou tudo isto. Sitiados é um grande livro. Permite conhecer o império oriental português literalmente por dentro.
 
 
Sobre a autora: Andréa Doré é mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, diplomada pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (Paris) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Em 2008 organizou com Luiz Geraldo Silva e Luís Filipe Silvério Lima a obra Facetas do Império na História: conceitos e métodos, pela Hucitec. Pesquisadora dos espaços ibéricos no período moderno, atua como professora no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná.

ISBN: 978-85-7939-010-4

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características