Código: 480

Politica Internacional Comparada

Bookmark and Share

Referência: 9788579391095


Por:
R$ 65,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 21,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Política Internacional Comparada

O Brasil e a índia nas novas relações Sul-Sul

 

A idéia central deste livro é estimular, no campo da política internacional comparada, o conhecimento sistemático sobre o envolvimento de países intermediários, como o Brasil e a índia, em temas como a inserção internacional, o melhor posicionamento perante as negociações comerciais, a segurança internacional e regional e as políticas de desenvolvimento para superação de sua condição periférica.

Nas sociedades que lideram o processo de globalização, o aparato científico e tecnológico vem a se constituir como um dos fundamentos da legitimação do Estado, que se baseia fortemente na racionalidade técnica para manutenção do sistema social. Esta mesma racionalidade pressupõe um processo de geração de conhecimento passível de apropriação legal e econômica, que requer um planejamento sofisticado e políticas públicas que o gerenciem e controlem. Ora, um Estado fragmentado não terá condições de estabelecer competentemente essa tarefa, a não ser que altere e aprofunde a crítica sobre o status quo.

Desta forma, esta reunião de estudos, que possui nomes de peso, como François Chenais,  mostra que nas economias de mercado periféricas, a opção por novas tecnologias desenvolvidas pelas empresas não coincide necessariamente com os objetivos e prioridades dos Estados. Assim, a questão dos pesquisadores aqui apresentados passa a ser: qual seria o papel da ciência e tecnologia no processo de desenvolvimento de países que acumularam “atrasos” ou profundas desigualdades sociais em seu interior?

 

Sobre o organizador: Marcos Costa Lima é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, com pós-doutorado na Université Paris XIII, Villetaneuse; professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, no Depto. de Ciência Política, onde coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento.  É atualmente presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – Anpocs.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características