Código: 476

ROSA EM DOIS TEMPOS

Bookmark and Share

Referência: 85-86372-84-6


Por:
R$ 30,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 10,00
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

O excelente e pioneiro ensaio de José Carlos Garbuglio “O mundo movente de Guimarães Rosa” estava há muitos anos esgotado e fora do alcance dos estudiosos e interessados na obra do grande escritor mineiro. Sai agora em nova edição, praticamente sem modificações – ele já era completo e inteiro desde a origem – enriquecido na companhia de outros quatro ensaios mais recentes.
O presente volume constitui uma reflexão mais ampla, pois encara análise e interpretação de Grande sertão: veredas e narrativas de Corpo de baile – ambos de 1956, portanto fazendo 50 anos – abrangendo um conjunto em que sobressaem aspectos fundamentais do trabalho literário e artístico de Guimarães Rosa. Esse conjunto é revelador dos processos construtivos, da força poética e da mímese moderna, original e complexa que fundamentam a escritura rosiana e fazem dele, ao mesmo tempo, um grande artista da palavra, profundamente brasileiro e ostensivamente universal.
A experiência e a prática analíticas e interpretativas de José Carlos Garbuglio, consolidadas por longa e produtiva carreira como professor na Universidade de São Paulo, autorizam, primeiramente, os fundamentos e os resultados a que chega no duro embate com a obra de Guimarães Rosa e a reflexão de fundo sobre a sociedade brasileira. A literatura, portanto, articula-se com a sociedade, constituindo texto que se vela e revela na medida de uma iluminação mútua. Rosa é o Brasil e vice-versa. A questão é: o modo de serem assim e o modo de produzirem sentido enquanto são o que são, na sua autonomia e na sua interdependência.
Se toda grande obra de arte se funda e se apresenta como enigma, e se a sociedade em que ela foi produzida guarda seu segredo, a relação entre ambas necessariamente será contraditória e o estatuto dessa relação não fugirá da ambigüidade e da impossibilidade de decifração completa do enigma e do segredo. A tarefa dos melhores críticos e analistas será perquirir e inquirir desses problemas, dedicando-lhes os maiores esforços e energias; mas sem ilusões. Enigma e segredo permanecerão, pelo menos parcialmente.
José Carlos Garbuglio sabe disso e sua pesquisa, análise e interpretação, neste livro, têm plena consciência desses limites, o que torna seu trabalho cheio de conseqüências e vitalidade. Além disso, ele escreve claro, em linguagem crítica de gente grande, fazendo de seu livro uma contribuição sólida e um percurso honesto, que oferecem ao leitor a solidariedade de caminhar juntos diante de problemas fundamentais, para os quais as respostas serão sempre provisórias, mas imprescindíveis para a caminhada.

Valentim Facioli

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características