Código: 206

Sangue, ossos e terras.

Bookmark and Share

Referência: 978-85-7939-026-5


Por:
R$ 74,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 24,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sangue, ossos e terras

Os mortos e a ocupação do território luso-brasileiro

 

Sangue, ossos e terras traz a criativa hipótese de que compreender a ocupação do território da América pelos portugueses pressupõe estudar um grupo de pessoas que raramente leva-se em conta nas pesquisas: os mortos.

O livro trata os mortos com a mesma deferência que a sociedade dos séculos XVI e XVII lhes dedicava. Muito diferente dos nossos defuntos atuais, sujos, segregados e ocultados, naquele tempo eles eram considerados quase como um extrato da sociedade, com o qual os vivos lidavam cotidianamente, negociavam, pediam, ofereciam, temiam. Assim, o livro define a integração entre o religioso e o social como porta de entrada para a compreensão daquele mundo, onde não havia dúvida de que a força maior de construção da realidade era a providência divina. Deus comandava e controlava todas as coisas, tudo estava em suas mãos. A vida material era, portanto, a revelação de uma dimensão espiritual, sem qualquer questionamento.

Ao olhar o território da América Portuguesa sob a perspectiva da morte e dos mortos, Renato Cymbalista inscreve-se de forma original tanto no debate sobre a cidade colonial como na discussão mais ampla sobre os ainda obscuros dois primeiros séculos de colonização. Faz isso com um olho no passado e outro no presente, sem perder a dimensão propositiva que traz de sua formação de arquiteto e urbanista. Segundo o autor, o exercício de adentrar a realidade religiosa dos séculos XVI e XVII pode ser bastante instrumental para nossa ação contemporânea.

 

RENATO CYMBALISTA é arquiteto e urbanista (FAU - USP), doutor em Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo (FAU - USP), bolsista FAPESP e pesquisador de pós-doutorado do IFCH - Unicamp no Projeto Temático “Dimensões do Império Português” (Cátedra Jaime Cortesão - FFLCH - USP).

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características