Código: 1637

Crítica de cinema e repressão, de Margarida Adamatti

Bookmark and Share

Marca: Alameda Modelo: 2019 Referência: 9788579394782


Por:
R$ 68,00

ou 3x de R$ 23,57 com juros
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Estética e política no jornal alternativo Opinião

O jornal Opinião foi um dos mais importantes veículos da imprensa alternativa. Criado como parte da oposição ao regime militar, o semanário sofreu com intensa censura prévia, prisões, ameaças de morte e um atentado a bomba. Contra a forte repressão, Opinião respondia com textos de jornalistas e intelectuais de renome, que são referência até hoje. Assim se compôs uma diversificada Tribuna da Opinião, pioneira no pensamento progressista da esquerda.
Crítica de cinema e repressão traz uma genealogia da Nova Crítica de Cinema através de uma documentação extensa, que inclui a análise interna dos textos, a realização de entrevistas com os colaboradores e o paralelo com o contexto cultural. 
Reconstruindo a metodologia dos críticos, o livro detalha como a equipe usava as ferramentas da estética e da política para exercer a crítica de cinema enquanto estratégia contra o regime militar.

 

Sobre a autora: Margarida Maria Adamatti é professora de cinema e jornalismo. Mestre e doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos. A autora dedica-se ao estudo das interfaces entre crítica cinematográfica, jornalismo, star system e história do cinema brasileiro. O livro Crítica de cinema e repressão é resultado da tese de doutorado financiada pela Fapesp e representa a somatória de mais
de dez anos de trabalho sobre a crítica brasileira de cinema.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Páginas: 396 páginas
  • Peso: 450 gramas