Código: 1134

O que é crítica literária

Bookmark and Share

Referência: 978-85-7751-106-8


Por:
R$ 30,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 10,00
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Livro ensina e estimula a prática da crítica literária

O que é crítica literária? explora logo de início a ambiguidade do ponto de interrogação: o sinal caracteriza tanto uma pergunta – que induz o receptor a respondê-la por meio de uma definição, e ponto-final – quanto uma questão, que não precisa ser unívoca, concisa, nem mesmo ter um fim. É nesse segundo aspecto que Fabio Akcelrud Durão, professor do Departamento de Teoria Literária da Unicamp, com doutorado em literatura pela Duke University (EUA), mergulha ao longo da obra, que instiga o fazer da crítica com base na formulação de hipóteses.

Segundo Durão, o questionamento do título se direciona a um público amplo, que inclui docentes e alunos de cursos de Letras, além de estudantes de cursos avançados de ensino médio e demais interessados pelo tema.O autor encarou o desafio de adequar o tom da escrita de forma a atender o abrangente grupo de leitores, visando não "confundir o iniciante nem entediar o especialista".

Dividida em quatro partes, a publicação começa apresentando os principais vetores que compõem a crítica no presente. No segundo capítulo, são desenvolvidos quatro estudos de caso, que demonstram a variedade e disparidade histórica da atividade. "Procurei evitar o modelo de uma história geral, linear e homogênea da crítica, porém não desejava lidar só com o presente, como se o passado não influenciasse o contemporâneo. A saída foi escrever estudos de caso", revela o autor. Depois de abordar o processo de tecnologização da crítica – "na medida em que ela passa a ser incorporada ao sistema universitário, o que faz com que seus conceitos tornem-se cada vez mais sofisticados e, por vezes, abstrusos" –, Durão conclui a obra buscando delinear a situação de crise na qual se encontra a crítica na contemporaneidade. A contracapa assegura que "o objetivo é chegar ao final com uma caracterização crítica da crítica nos dias de hoje, para mostrar como essa atividade tornou-se extremamente vital, um campo repleto de possibilidades, e, ao mesmo tempo, uma atividade imersa em profunda crise".

De fato, a crítica literária jornalística merece atenção especial, como analisa o especialista: "Os jornais já há algum tempo vêm passando por uma série crise financeira. Como resposta a isso, têm cada vez mais se adequado a uma lógica de mercado. A decadência dos suplementos literários é visível. Isso faz com que a produção acadêmica deva esforçar-se para suprir o papel, da melhor forma que puder, que antes era desempenhado pelo jornal". No caso da crítica acadêmica, Durão acredita que há ainda muito a ser feito, melhorado e fortalecido."Se ensinarmos nossos alunos de graduação e pós a serem bons críticos, já estaremos prestando um grande serviço ao país", afirma.

E o fazer da crítica extrapola as páginas da obra, que incentiva o leitor a questionar e problematizar seu conteúdo. "Uma vez que a crítica surge como a elaboração de um problema em um rico campo de tensões, o leitor não precisa recolher dados passivamente, mas pode inserir-se nesse campo e pensar a partir (ou contra) ele. Foi isso que tentei fazer aqui, e é isso que você poderá fazer com este livro: nada mais natural do que criticá-lo", sentencia o autor.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características