Código: 1109

A celebração do matrimônio na alta sociedade florentina do quattrocento

Bookmark and Share

Referência: 9788579394133


Por:
R$ 44,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 14,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Por que um livro sobre o matrimônio na Florença do Quattrocento? Que interesse desperta ao conhecimento histórico a análise das práticas e costumes matrimoniais do passado?

O matrimônio envolve relações de gênero, de grupo e de parentesco, normas, costumes e rituais simbólicos e opera como uma ocasião para o gasto e o consumo (roupas, móveis, presentes, comida) – assuntos importantes para o conhecimento dos valores de uma sociedade –, analisar o modo como ele era pensado e celebrado em diferentes contextos do passado torna-se uma forma de apreciar não somente a diversidade, mas as mudanças e permanências de uma prática comum à maioria das culturas na história. O matrimônio não significa apenas uma união legítima entre duas pessoas, ele toca em assuntos que dizem respeito a temas culturais, sociais, políticos, econômicos e religiosos, mostrando-se, assim, um tema relevante à pesquisa dos historiadores.

No caso particular da Florença do Quattrocento, as ricas famílias viam no matrimônio dos filhos uma forma de afiançar as relações de poder na cidade, expandindo a influência social, política e econômica ao ligar o próprio nome ao de outra família de igual hierarquia. Por esse motivo, os casamentos eram estrategicamente planejados para servir aos propósitos do grupo familiar. Uma vez que as duas famílias selavam o acordo de matrimônio e a união era celebrada, comemorava-se com grande pompa e circunstância, pois as celebrações representavam uma oportunidade de propaganda familiar, uma forma de mostrar à comunidade o lugar que se ocupava na sociedade e o prestígio da aliança matrimonial que se havia estabelecido.

 

Sobre a autora: Maria Verónica Perez Fallabrino, nascida em Montevidéu, Uruguai, é mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2015). Possui graduação em História pela Universidade Tuiutí do Paraná (2007) e especialização em História da Arte pela University of Wisconsin-Milwaukee (2009) e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (2011).

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características