Código: 1107

A construção biográfica de Clóvis Beviláqua

Bookmark and Share

Referência: 9 788579 393990


Por:
R$ 54,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 18,00
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

A construção biográfica de Clóvis Beviláqua
Memórias de admiração e de estigmas

               Para escrever “A construção biográfica de Clóvis Beviláqua”, o historiador Wilton C. L. Silva pesquisou quatro biografias de Clovis Beviláqua. O autor nos oferece assim análise da relação entre biografismo, memória social e fazer historiográfico, Wilton elabora seu argumento sobre a escrita biográfica apontando as conjunções e disjunções entre os distintos campos em que essa relação se mostra, por exemplo, na antropologia, na literatura e na história.

                    Evitando argumentos sobre o caráter do biográfico, é sobre o seu efeito na constituição da memória de que trata este trabalho. Se, como diz o autor, analisar biografias de uma mesma pessoa não é algo original, a originalidade de sua pesquisa está na escolha do personagem, Clóvis Beviláqua, e, em particular, no seu contraponto, Ruy Barbosa, no contexto de ambos: o código civil e o campo jurídico. Essa boa escolha já anuncia a sensível relação criada entre biografismo e memória social.

                  A memória de Clóvis Beviláqua oscila entre considerá-lo como ilustre ou desconhecido.  Desta forma, é por meio da pesquisa das quatro biografias publicadas depois da morte de Clovis, que Wilton analisa os modos como essa vida póstuma se manifesta na narrativa biográfica.

Suely Kofes

Departamento de Antropologia/Unicamp

 

Sobre o autor: Wilton C. L. Silva é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Assis, e coordenador do MEMENTO - Grupo de Pesquisa de Memórias, Trajetórias e Biografias. É autor de As Terras Inventadas: Discurso e Natureza em Jean de Lery, André João Antonil e Richard Burton (UNESP, 2003), Sociologia & Educação: leituras e interpretações (em co-autoria com Alonso Bezerra de Carvalho, Avercamp, 2006) e Literaturas de Viagem: fauna, flora e etnografia brasileira (em co-autoria com André Figueiredo Rodrigues e José Otávio Aguiar, Humanitas, 2013), além de alguns capítulos de livros e artigos acadêmicos.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características