Código: 1406

Em casa de ferreiro - Os artesãos do ferro nas Minas Gerais do século XVIII

Bookmark and Share

Marca: Alameda Referência: 9788579394959


Por:
R$ 46,00

ou 3x de R$ 15,33 sem Tarifa
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Em casa de Ferreiro é um livro sobre as condições de vida e de trabalho ferreiros, ferradores e serralheiros que viveram Vila Rica e Mariana, no século XVIII. A análise caminha do geral ao particular, examinando desde o lugar social dos oficiais do ferro nas hierarquias do Antigo Regime português até as trajetórias de vida de alguns desses artesãos.  
Com base em extensa pesquisa documental, Crislayne Alfagali investiga as condições materiais de trabalho nas tendas e oficinas dos ferreiros e serralheiros, mostrando as formas de controle de suas atividades, como eram vistos por funcionários régios e pelos naturalistas e, especialmente, como exerciam suas atividades. Para além da importância material e técnica desses artesãos na construção de edifícios e como suporte de outras atividades econômicas, este livro investiga como os artífices do ferro nas Minas Gerais herdaram a tradição dos artesãos que os precederam, em Portugal e na África Centro-Ocidental, e reinventaram seus saberes, suas práticas, modos de trabalhar e de organizar a vida em suas tendas e oficinas. 
Assim, articulando diversas escalas de observação, esse livro conta a história pouco conhecida dos artesãos do ferro nas Minas setecentistas e empreende um rico diálogo com argumentos clássicos da historiografia sobre a economia e a sociedade da América portuguesa. 

 

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características