Código: 1111

Justiça no Brasil Colonial – Agentes e práticas

Bookmark and Share

Referência: 9788579 394591


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

Justiça no Brasil Colonial - agentes e práticas entronca-se na renovação historiográfica em curso nas últimas décadas sobre a América Portuguesa. O ângulo da abordagem desta coletânea de estudos é ainda mais novo, já que incide sobre o campo ainda pouco trilhado da administração da justiça nos Estado do Brasil e do Maranhão.

Outra novidade a merecer destaque é o acolhimento maioritário que este livro faz da investigação de uma nova geração de historiadores com trajetórias de formação partilhadas entre o Brasil e Portugal e que está agora disseminada por várias academias entre o Norte e o Centro-Sul do Brasil. 

            Os treze estudos aqui reunidos e a sua esclarecida introdução revelam a vitalidade deste renovado campo de estudos, através de análises bem delimitadas sobre história social da justiça e sobre o muito complexo terreno das práticas judiciárias. Partilham da mesma saudável preocupação de busca da complexidade analítica, evitando explicações simplistas e demasiado lineares. Se o recorte das análises é predominantemente regional, a verdade é que oferecem ao leitor temas e matérias instigantes que certamente suscitarão no futuro fecundas reflexões comparativas de escopo mais alargado.

 

Mafalda Soares da Cunha

Universidade de Évora – CIDEHUS-UÉ

 

Sobre as organizadoras: Maria Fernanda Bicalho é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, é professora no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.
 

Isabelle de Matos Perreira de Mello é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, onde atualmente faz pós-doutorado.

 

Virgínia Maria Almoêdo de Assis é doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, é professora nos Curso de Graduação e Pós-Graduação em História da mesma Universidade e integra o corpo docente do Mestrado Profissionalizante em Ensino de História da UFPE

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características