Código: 156

Arte no Brasil 1950-2000 - Movimentos e Meios

Bookmark and Share

Referência: 85-98325-02-3


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

 

Arte no Brasil 1950-2000 – Movimentos e Meios
Um manual para entender a arte contemporânea brasileira
 
Videoarte, instalação, performance e happening ainda perturbam os espectadores de arte contemporânea. Fundamentais para se entender os conceitos que nortearam o rumo dos artistas do último século, especialmente no Brasil, esses meios e suportes são agora decifrados em verbetes claros e objetivos pela pesquisadora Cacilda Teixeira da Costa. 
Durante a produção da série de vídeos Todo o Passado dentro do Presente para a TV Cultura;  a autora percebeu que o trabalho exigia a elaboração de um glossário claro e objetivo para orientar a equipe de produção e eliminar dúvidas quanto aos movimentos artísticos que deram o tom da arte no Brasil na segunda metade do século. O manual foi se aperfeiçoando de tal modo que ganhou vida própria. Dividido em duas partes, movimentos e meios, os verbetes englobam conceitos muito usados, mas pouco conhecidos. Assim, Cacilda Teixeira da Costa explica, tanto para os já iniciados como para os jovens amantes das artes, termos como “arte povera”, “arte neoconcreta” e “hiper-realismo”.
A ferramenta inicialmente pensada para os produtores da série Todo Passado dentro do Presente sai das telas da tevê para ganhar vida útil como um guia de consulta prática, rápida e estimulante em museus e galerias.
 
Sobre a autora: Cacilda Teixeira da Costa é doutora em artes pela Universidade de São Paulo, especializada em arte moderna e contemporânea. Foi coordenadora da História Geral da Arte no Brasil, organizada por Walter Zanini, responsável pela curadoria de videoarte da XVI Bienal de São Paulo e diretora técnica do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) entre julho de 1994 e novembro de 1995. É autora de Livros de Arte no Brasil – Edições Patrocinadas (Itaú Cultural),Wesley Duke Lee (Funarte) e O Sonho e a Técnica – Arquitetura em Ferro no Brasil (Edusp).

 

ISBN: 85-98325-02-3

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características