História Econômica

História Econômica

Referência: 85-98325-36-8


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

 

O dia a dia de pessoas que produzem e consomem
Agricultura, indústria e populações na história econômica do Brasil
 
            Pode parecer mero jogo de palavras, mas a História Econômica não pode ser confundida com a história da economia. No campo do conhecimento histórico, a economia é elemento fundamental da vida humana, entendida em suas relações sociopolíticas e culturais. Nas múltiplas abordagens em que a sociedade e a economia se materializaram – feiras, bancas, lojas –, os autores dos ensaios reunidos neste volume descrevem o dia a dia de pessoas que produzem e consomem, mas longe de uma perspectiva economicista.
            Desta forma, por meio dos estudos que compõe este volume, passamos a compreender melhor o papel econômico das mulheres no século XVIII, os jogos de poder dentro das fábricas no século XX, a colonização dos territórios de fronteira no século XIX e muitas outras relações sociais.
            Dividido em cinco partes, este livro espelha a vanguarda dos trabalhos do programa de pós-graduação em História Econômica da Universidade de São Paulo. Trabalhos que buscam, a partir de um compromisso com um entendimento amplo dos fenômenos históricos, expressar aquilo que o historiador francês Fernand Braudel chamou, certa vez, de “o conjunto dos conjuntos, a sociedade”.
 
As autoras: Esmeralda Branco Bolsonaro de Moura é professora do Departamento de História da FFLCH/USP. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Econômica e Diretora do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina. É autora de Mulheres e menores no trabalho industrial em São Paulo.
Vera Lúcia Amaral Ferlini, mestre e doutora em História Econômica, é Livre-Docente em História Ibérica e professora associada da USP. Preside a Comissão Gestora da Cátedra Jaime Cortesão, da FFLCH/USP/Instituto Camões. Publicou A civilização do açúcar, Terra, trabalho e poder Modos de Governar (organização).

 

ISBN: 85-98325-36-8

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Confira os produtos