Código: 1376

CANTO EM MARCHA

Bookmark and Share

Marca: Alameda Referência: 978-8579393860


Por:
R$ 59,00

ou 3x de R$ 19,67 sem Tarifa
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

A leitura de Canto em Marcha permitirá ao leitor vislumbrar uma face dos EUA muito distinta das imagens simplificadas usualmente difundidas deste país e sua história. A autora desafia lugares comuns ao estudar expressões do dissenso político num período em que, imagina-se, o consenso imperou – o pós-guerra e a década de 50. 

 

            A inovação continua na escolha do veículo desse dissenso: a música, especificamente aquela conhecida como folk, idealizada por folcloristas, mas também pensada e vivida como expressão de projetos e identidades alternativas pelos sujeitos que as criavam e cantavam – trabalhadores, imigrantes, negros, discriminados e excluídos do corpo da nação. 

 

            A autora mapeia a conformação, mistura e dinâmica de diferentes gêneros - blues, country e especialmente spirituals – por intérpretes, militantes de diferentes grupos de esquerda – com destaque para o Partido Comunista –, sindicatos e produtores da indústria fonográfica – que se associavam e animavam manifestações públicas em diferentes cantos do país ao longo deste período.

 

            Embora as lutas operárias e por igualdade de direitos civis e políticos tenham existido antes e se expandido depois, na tão mitificada década de 60, os anos 40 e 50 foram marcados pelo ativismo levado a cabo por organizações nascidas sob a égide da desobediência civil e do pacifismo. Com base em extensa pesquisa com fontes escritas e sonoras, este livro contribui sobremaneira para o alargamento dos horizontes da História.

 

Sobreo o autor: Mariana Oliveira Arantes é doutora em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-UNESP/Franca. 

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características