Código: 1460

PRÉ-VENDA: EDUCAÇÃO BÁSICA, FINANCIAMENTO E AUTONOMIA REGIONAL - VINÍCIUS MÜLLER

Bookmark and Share

Referência: 9788579395239


Por:
R$ 62,00

ou 3x de R$ 20,67 sem Tarifa
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

As respostas estão no passado

 

Nestes tempos, de meados da segunda década do século XXI, o Brasil torna a se encontrar com mais uma de suas crises. Nesse ambiente, as políticas públicas são afetadas. Das mais básicas e fundamentais - saúde, segurança e educação - esta última se destaca: nosso atraso nesse campo é frequentemente ressaltado; sua deficiência compromete as duas primeiras, além da produtividade e, ao fim, o desenvolvimento.

Aflora, então, um debate acalorado sobre quem deveria ser responsável por tais políticas, especialmente a educacional. “Pobres estados, submetidos e manietados pela União, centralizadora de recursos”, afirmam alguns. “Os estados gastam mal e de modo irresponsável, precisam que a União os controle”, dizem outros.

Talvez a única forma de entender a questão seja fugir do episódio, olhar para o passado e compreender o processo, ao menos parte dele. Como a questão da educação básica já foi tratada pelo país e, em especial, pelas regiões brasileiras?

No volume que você, leitor, tem em mãos, Vinícius Müller dá sua contribuição à questão. O autor mergulha na história para acender velas sobre o passado e lançar luzes sobre o presente. Os problemas atuais, percebe-se, não são novos.

 

Adotando a educação básica como objeto, Vinícius refaz o debate; busca mediações em nome do entendimento do tema, fugindo às paixões e posições fechadas. Demonstra empiricamente as nuances de um debate mais sofisticado e estrutural do que as agruras do presente; revela o que já fomos e o que poderíamos ter sido. Você tem em mãos mais um daqueles trabalhos que provam que está no passado a maior parte das respostas para as questões do futuro. Eis a importância do historiador.

 

Carlos Melo, cientista político e professor do Insper

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características